A Imagiologia – Radiologia é um excelente meio auxiliar de diagnóstico que contribui de forma muito importante para os sucessos da medicina dentária como por exemplo para área da implantologia. Estes novos métodos radiológicos associados a um cuidadoso exame clínico são decisivos para um correto diagnóstico e planificação do tratamento a realizar.
Radiografia intraoral
Estas radiografias são também designadas de peri apicais. Permitem a avaliação do osso alveolar e da dentição. Fornece imagens a duas dimensões. As radiografias peri apicais são de dimensões reduzidas e por isso não conseguem fornecer imagens dos maxilares. A vantagem de estas radiografias são o facto de fornecerem com elevada nitidez e alta resolução áreas concretas de estudo, antes, durante e após cirurgia. São muito utilizadas em todo o tipo de tratamentos dentários, desvitalização, restaurações, ortodontia.
Ortopantomografia
É vulgarmente designada de radiografia panorâmica. Apresenta imagens bidimensionais de superfícies curvas do maxilar superior e mandíbula. A sua execução é rápida e simples feita num aparelho denominado de ortopantomografo. A ortopantomografia permite visualizar todas as estruturas dento-alveolares. Através da ortopantomografia é possível analisar estruturas anatómicas importantes como o seio maxilar e o trajeto dos nervos dentário inferior.
Com estas radiografias são possíveis de fazer medições precisas para posteriormente se introduzirem implantes dentários ou realizar tratamentos orais. As ortopantomografias são consideradas o exame radiológico standard na planificação de implantes dentários e reabilitação do maxilar inferior.
Telerradiografia
A teleradiografia é indicada para avaliação do padrão dento-esquelético facial; crescimento do crânio e face pela sobreposição de traçados; planeamento de tratamento ortodôntico; avaliação dos casos tratados e observação das modificações morfológicas que ocorrem na face pela influência do tratamento ortodôntico ou ortopédico.